O que você queria saber sobre o clareamento dental

Com o surgimento das diferentes técnicas de clareamento dental e inúmeros produtos no mercado surgem também muitas dúvidas aos pacientes que desejam ter seus dentes um pouco mais brancos.

Os dentes possuem camadas chamadas esmalte (mais superficial) e dentina (mais interna). O esmalte é translúcido, refletindo a cor da dentina que se encontra logo abaixo dele. Há vários tipos de manchamentos nos dentes, os quais dividimos em 2 grupos designados manchamentos extrínsecos (pigmentos provenientes da dieta, corantes ou tabaco) e intrínsecos (pigmentos que surgem com o envelhecimento dos dentes, manchas de restaurações metálicas, traumatismos, dentes com canal tratado ou ainda antibiótico-terapia com tetraciclina na infância). Os manchamentos extrínsecos são facilmente removidos com uma boa limpeza, no entanto os intrínsecos estão impregnados na dentina, onde a escova e os métodos mecânicos de limpeza não chegam.

O mecanismo de ação dos géis clareadores se baseia no efeito oxidativo do peróxido de hidrogênio (H2O2) o qual se difunde pelos canais do esmalte e chega na dentina, momento em que é clivado e libera moléculas de oxigênio livres que irão se ligar às moléculas dos pigmentos de forma a quebra-las em moléculas menores, capazes de passar pelos canalículos dentinários para fora do dente ou se tornam tão pequenas que ficam imperceptíveis, provocando então o clareamento.

Agora que você já sabe um resumo do princípio do clareamento vamos às dúvidas:

Os dentes de todos os pacientes clareiam na mesma proporção?

Assim como a intensidade e causa dos manchamentos variam de pessoa para pessoa, a efetividade do gel também irá variar entre pacientes. Muitos pacientes respondem muito bem ao peróxido logo na primeira sessão, outros têm que passar por 2 ou 3 sessões e ainda assim não chegam a ter os dentes tão brancos quanto os do primeiro caso. Cada dente tem um ponto de saturação, que ao ser atingido não reagirá mais ao peróxido.

Os meus caninos são mais escuros que os outros dentes, posso deixar todos na mesma cor?

Os caninos são mais escuros por natureza pois são dentes mais robustos com maior quantidade de dentina. É importante que os caninos sejam levemente mais escuros para que o sorriso transpareça a curva que deve ter, os caninos da mesma cor dos incisivos centrais, por exemplo, vão transmitir a sensação de sorriso reto “piano”, que não é desejável.

Vai doer? Tenho muita sensibilidade

A sensibilidade também varia muito de um paciente para outro. Muitos pacientes passam pelas sessões de clareamento sem qualquer sensibilidade exagerada, enquanto outros se queixam da sensação dolorosa durante horas. O que acontece é que, principalmente pacientes mais velhos, geralmente apresentam trincas no esmalte que fazem o gel penetrar além da dentina e agredir a polpa do dente (nervo que fica abaixo da dentina), além disso o limiar doloroso (resistência de cada um a dor) também é variável. A alternativa para pacientes com muita sensibilidade está na próxima pergunta.

Clareamento de consultório ou caseiro?

O clareamento de consultório é um clareamento supervisionado no qual se usa o gel de peróxido de hidrogênio a 35 ou até 40%. Nessa técnica, o paciente se prepara para uma sessão longa no consultório, durante a qual permanecerá com um afastador labial. Geralmente são necessárias 2 ou 3 sessões de consultório para atingir o ponto de saturação do clareamento e o paciente não precisa usar nada em casa. O inconveniente desta técnica, é que por usarmos um gel mais concentrado, o risco de sensibilidade é maior. Como alternativa, temos o clareamento caseiro, no qual a partir de uma moldagem confeccionamos placas de vinil que serão adaptadas a arcada dos pacientes e estes farão o uso do gel em casa, um gel bem menos concentrado, variando da concentração de 10 a 22%. A sensibilidade provocada com essa técnica é certamente menor, no entanto o paciente deve permanecer com a moldeira em torno de 3 horas por dia durante pelo menos 1 semana, o que faz com que muitos pacientes acabem não cumprindo com o protocolo da maneira correta e isso influencia no resultado final. No geral, o resultado com a técnica caseira feita corretamente fica muito satisfatório e até mais duradouro do que no clareamento pela técnica de consultório.

Meu dente ficou escuro depois que tratei canal, vai clarear??

Em muitos casos conseguimos voltar a cor do dente através do clareamento dental interno, no qual utiliza-se outro agente chamado perborato de sódio. No entanto, na maioria dos casos é muito difícil recuperar a cor original desses dentes, sempre ficando um fundo acinzentado, o que acaba sendo indicação para as facetas laminadas (próteses de porcelana coladas sobre os dentes).

Com luz, sem luz, led ou laser??

A utilização das fontes de luz, seja led ou laser, no clareamento dental teriam como objetivo acelerar a reação do peróxido e assim melhorar o resultado em menos tempo.  Entretanto, estudos feitos ao longo da última década mostraram que não há diferença significativa no resultado do clareamento ou até na sensibilidade dentária utilizando-se uma fonte de luz ou não. Você pode conferir esses resultados na revisão de literatura intitulada “In-office dental

bleaching with light vs. without light: A systematic review and meta-analysis.”  publicada em março de 2018 no Journal of Dentistry por Maran BM et al., que analisou os 21 artigos mais recentes e relevantes publicados sobre este tema. Assim, não deixem que te cobrem a mais por usarem uma luz ou não.

O dente fica fraco depois de clarear?

Os dentes ficam mais porosos durante o clareamento pois o peróxido é ácido, no entanto, as aplicações de flúor após a sessão de clareamento e as propriedades da própria saliva são suficientes para reverter essa porosidade de forma a não deixar consequências para o paciente. Mesmo assim, não é recomendável que sejam feitas muitas sessões em um curto período de tempo.

Posso tomar café?

Como já dito, o dente fica mais permeável durante o clareamento, então indica-se a diminuição de dieta cromógena, isto é, café, vinho, coca-cola, chá-mate, etc. Não só pelo pigmento, mas também pelo baixo pH dessas substâncias que aumentam ainda mais a erosão e a sensibilidade.